Menos Pressão, Mais Ação!

União para o controle da hipertensão arterial no Brasil

A hipertensão arterial afeta milhões de brasileiros e a falta de conhecimento e de tratamento adequado torna a pressão alta uma das principais causas de morte no país.

Liderada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, a “Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação!” surge como um amplo movimento para promover o controle e a proteção da saúde de hipertensos.

Nossa meta é ambiciosa:
queremos ter, até 2030, 70% dos pacientes hipertensos brasileiros com a doença controlada. Una-se ao nosso movimento!

Aliança Onda

Estima-se que mais de 50 milhões de brasileiros entre 30 e 79 anos apresentam níveis elevados da pressão arterial, chamada de hipertensão arterial ou pressão alta. A doença é o principal fator de risco para morte por doenças cardiovasculares no Brasil. E, mesmo entre os pacientes em tratamento, 70% seguem com a pressão em valores fora do ideal. A falta de diagnóstico, tratamento e controle adequados da pressão arterial podem levar a complicações como o infarto do miocárdio, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças renais.

A Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação! é um movimento estratégico de transformação no cuidado com a saúde, liderado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), que busca unir atores públicos e privados em esforços coordenados para promover a conscientização de toda a sociedade e ações de controle para pacientes hipertensos no Brasil, por meio do uso de tecnologias digitais.

Um caminho para o controle da hipertensão

A Organização Mundial da Saúde lançou o desafio de alcançar o controle de 50% da hipertensão na população mundial. No Brasil, isso significaria salvar 365 mil vidas até 2040. Nossa meta é ainda mais ousada: queremos ter, até 2030, 70% dos pacientes hipertensos brasileiros com a doença controlada. Para isso, instituições parceiras terão o papel fundamental de influenciar seus colaboradores e gerar dados que ajudem a aprimorar as ações do programa.

A tecnologia será uma aliada fundamental nesse desafio. Utilizaremos ferramentas digitais para monitorar indicadores, estimular a adoção de um estilo de vida mais saudável e auxiliar na correta adesão ao tratamento e na jornada do paciente.

Hipertensão não controlada = redução da expectativa de vida

menos 4 a 12 anos

em 2022, a hipertensão foi responsável por

68 mil mortes

no brasil

7 mortes

por hora

Nossos pilares

Ampliar a informação e o conhecimento

Buscar a sensibilização da sociedade, sobre os riscos da pressão alta, fornecendo informações qualificadas.

Sensibilizar para a prevenção

Apoiar as empresas em ações de sensibilização e monitoramento da saúde dos colaboradores, contribuindo na prevenção de doenças e no tratamento de pacientes.

Promover o engajamento

Incentivar a adesão dos portadores de hipertensão arterial à terapêutica, utilizando ferramentas digitais que auxiliem a jornada do paciente.

Envolver os profissionais

Motivar a coordenação do cuidado dos pacientes hipertensos por parte dos profissionais de saúde, com ações de treinamento, incentivo a estudos e orientação.

Iniciativas previstas

Conteúdos informativos

Por meio das redes sociais e de canais digitais como esta landing page, disseminaremos informações sobre prevenção da hipertensão, importância do engajamento no tratamento e das mudanças no estilo de vida

Campanha de sensibilização

Realizaremos campanhas de sensibilização, inclusive com a realização de ações de alcance público.

Eventos de engajamento

Teremos eventos que estimulem o engajamento do paciente hipertenso à terapêutica, com foco na educação e no apoio ao tratamento.

Envolvimento dos profissionais de saúde

Promoveremos ações de treinamento e integração para profissionais de saúde, além da participação em congressos e apoio a estudos.

Estímulo a hábitos saudáveis

A Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação! contará com o apoio das organizações que aderirem ao movimento para incentivar as mudanças no estilo de vida. As Diretrizes Brasileiras de Hipertensão recomendam as seguintes práticas:

Atividade física regular
Praticar pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana

Alimentação adequada

Manter o peso adequado, com Índice de Massa Corporal abaixo de 25kg/m2

Limitação do consumo de sal

Limitar o consumo de sal a 5g por dia, equivalente a 2g de sódio

Interrupção do tabagismo
Parar de fumar. O tabagismo é um fator de risco para doenças cardiovasculares

Digitalização

As diretrizes nacionais e internacionais mais recentes reconhecem que um trabalho integrado de profissionais e instituições de diferentes áreas é fundamental para obter avanços no controle da hipertensão arterial. Ao aderir à Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação!, as organizações cumprem um importante papel social, promovendo a qualidade de vida de milhares de brasileiros.

Gamificação

Aplicativos que oferecem benefícios para aqueles que adotam hábitos saudáveis

Monitoramento

Incentivo à automedição da pressão arterial por meio de aparelhos eletrônicos

Lembretes

Uso de aplicativos para ajudar os pacientes hipertensos a manterem um cronograma de tratamento adequado

Seja um Aliado da Saúde Global

Por que aderir à Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação!?

A união faz a diferença

As diretrizes nacionais e internacionais mais recentes reconhecem que um trabalho integrado de profissionais e instituições de diferentes áreas é fundamental para obter avanços no controle da hipertensão arterial. Ao aderir à Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação!, as organizações cumprem um importante papel social, promovendo a qualidade de vida de milhares de brasileiros.

Melhora da qualidade de vida do colaborador

Na indústria, a hipertensão arterial é hoje a terceira principal causa de afastamento dos trabalhadores. Sendo assim, cuidar da saúde dos colaboradores não só contribui para a melhora na qualidade de vida deles. Esse cuidado também reduz o absenteísmo e aumenta a produtividade e a percepção de bem-estar institucional.

Controle de custos

Os gastos com planos de saúde representam a segunda maior despesa das empresas, comprometendo cerca de 13% da folha de pagamento. Em 2015, a hipertensão no Brasil gerou um custo total na ordem de R$3 bilhões, muitas vezes agravado pela falta de tratamento.

Estimular os colaboradores a ter mais atenção com a própria saúde e aderir a um estilo de vida mais saudável pode representar uma diminuição de até 34% no custo anual por beneficiário.

Selo Aliado da Saúde Global

Todos os apoiadores da Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação! receberão o selo "Aliado da Saúde Global", demonstrando sua adesão e compromisso com a causa. Além disso, os parceiros terão acesso a benefícios como:

Menos Pressão, Mais Ação!

Faça parte desse movimento!

Uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Inscreva-se para receber mais informações e se tornar um Aliado da Saúde Global!

PARCEIROS CERTIFICADOS COMO ALIADOS DA SAÚDE GLOBAL